Isso simplifica a comunicação e a tomada de decisões entre líderes das corporações e o Gestor de Facilities, no sentido de aumentar a eficiência de suas instalações e operações diárias.
Independentemente do setor, a maioria das empresas exige o Gerenciamento Integrado de Instalações – IFM em alguma especialidade.
Algumas organizações necessitam de uma equipe inteira de profissionais especializados. Outras podem necessitar de apenas uma ou duas pessoas encarregadas de gerenciar os assuntos das instalações.
Essa é uma grande tendência para o ano, pois os clientes querem cada vez mais facilidade na complexa gestão de contratos de fornecedores e prestadores de serviço.
Contratar uma única companhia que preste variados serviços simplifica a operação e controle dessas atividades, além de favorecer uma comunicação mais clara e um relacionamento mais próximo no dia a dia da organização.
A gestão de Facilities integrada pode ser compreendida como o gerenciamento conjunto de serviços. Quando contratada, a empresa de Facilities deve gerenciar os serviços designados.
Desse modo, a gestão inclui: recrutamento de pessoas; capacitação; monitoramento das atividades realizadas; conservação da infraestrutura da organização; manutenção de equipamentos e análise de resultados.
Esse sistema centraliza a gestão dos serviços terceirizados no comando de uma única prestadora de serviços, podendo citar, como exemplo, a realização da contratação de atividades como limpeza, segurança e portaria.
Neste caso, ao invés de se optar pela contratação unitária desses serviços, é possível que se contrate apenas uma empresa para prestá-los.